sábado, 4 de dezembro de 2010

"Não me ouves, és como as couves!"


"Acreditas no amor à primeira vista, ou tenho de cá passar outra vez?" (dizem todos vocês para o meu blog).

Olá amigos! Sabem, tenho tanta pena destas frases não serem patenteadas. É que estamos perante as mentes mais engraçadas (e igualmente “badalhocas") de Portugal. Aliás, do mundo.
Mas estas expressões populares são muito mais que ordinarices corriqueiras. São, muitas vezes, expressões onde o nexo está ausente, mas que convidam a uma boa gargalhada.
A minha missão hoje é tentar desmistificar, explicar e questionar algumas expressões/ditados/afins da nossa cultura (perdoem-me se levar algumas frases à letra). Primeiro irei organizar um top 5 das minhas predilectas (aceito sugestões).

5º lugar - Diz-me quem é a tua ginecologista para eu lhe ir chupar o dedo.(ok, esta não quero explicar, há que manter o nível no blog).

5º lugar (vou repetir e deixar o antigo 5º lugar com uma menção honrosa (horrorosa). “Aí é que a porca torce o rabo”. Utiliza-se este provérbio quando algo nos desagrada. Mas já pensaram se faz sentido? Haverá uma porca a torcer o rabo de cada vez que não lhe dão ração suficiente. Serão todas as porcas contorcionistas de rabos? O rabinho da porca não está sempre, à partida, torcido? Estarão as porcas sempre tristes então?

4º lugar “Entre marido e mulher ninguém mete a colher.” Ainda bem que avisam. É que sabem, eu ando sempre com uma colher no bolso na esperança de encontrar casais a discutir para eu poder colocar a minha colher no meio. Porquê uma colher? É só para rimar? Então é estúpido!. Sendo assim também podia ser “entre marido e colher ninguém mete a Tupperware” (assim fazia mais sentido, porque às vezes durante as discussões as pessoas ficam com fome, mas não se deve pôr um Tupperware com comida durante uma discussão, tem que se esperar que acabe).

3º lugar “Focinho de porco não é tomada” (Voltando aos suínos) Ah, a sério? Então deve ser por isso que os porquinhos não têm TV no curral, não liga. De qualquer maneira o ser iluminado que criou este provérbio era um observador perspicaz e, quiçá, teve de sacrificar porcos, para provar a sua teoria genial.

(não me apetece arranjar 2º lugar, tenho muito que fazer ainda hoje)

1º lugar (em homenagem aos trolhas Portugueses (e dos PALOP e países de leste) “Deixa-me ver a etiqueta da tua camisola. Quero ver se diz 'Made in Heaven” (estavam à espera de um ordinarão, não é? Busted!)

Para finalizar, queria partilhar com vocês uma dúvida que me aflige. Estarão os homens da obras deste Portugal à espera de engatar alguém ao dizerem coisas do género “Oh boneca, se fosses de porcelana partia-te toda…”, ou “És como o caldo verde! Ficas melhor com o chouriço dentro!”. Pensarão que as meninas se apaixonam perdidamente por eles depois disto?
Por outro lado. Conhecem alguém que tenha sido engatado assim? (Sem ser daquelas meninas a pagar).

I`ll smell you all later

P.S. Se ofendi susceptibilidades no público feminino peço o meu sincero perdão. Prometo não usar destes piropos com o objectivo de engate.

5 comentários:

  1. Fico orgulhosa pelo facto de a "MINHA" frase ser título do primeiro post de Dezembro de 2010 do BLOG DO MEU EX COLEGA DE MESA DE IPEAP! :)

    Nuno 'ó garota, vem aqui espretar a verruga' private joke!

    As gargalhadas às terças feiras de manhã eram imperdoáveis... "It's the final countdown!"

    Beijinhos,
    resto de bom fim-de-semana..
    ah e não te esqueças... Spearman, Pearson ;)
    "O tempo voa,
    Esvoaça,
    Trapaça, (...)"

    ResponderExcluir
  2. O-M-F-G!!! Mtooooo bom x) E igualmente estupido mas pronto :p

    ResponderExcluir
  3. Uau...esse curso deve ter mesmo muito pouco para fazer xD Parti-me a rir, e conheci umas frases que nao conhecia...mas ainda assim.... Quanto à colher, eu imagino mais uma cena à antiga, com os dois donos de casa a discutir e a sopeira - que estava a mexer a sopa - mete-se no meio e manda-os calar, agitando a colher no ar! Nao? É uma hipótese =P

    ResponderExcluir
  4. Minha cara sofia .. não sejas injusta para com o meu curso xD faz-se o que se pode... E independentemente do curso terei sempre tempo para aparvalhar, falar a sério, falar a sério a brincar, escrever é uma forma de me exprimir enquanto ser + ou - pensante e isso é imprescindível ao meu bem estar lol...

    O tempo é muito relativo e desde que haja boa vontade,consegue-se acrescentar 1 ou 2h às nossas 24 ...

    ResponderExcluir
  5. muito bom! mm!
    ja agr, qual a prob de duas pessoas usarem a palavra Tupperware em seus posts na mesma altura? Tu e a caxemire combinaram?

    e vá, acho que Tupperware fica mt melhor do que colher. sempre pode trazer algo para tentar amenizar o ambiente entre marido e mulher. Tupperware com bombons. ora aí está: bem bom!

    ResponderExcluir