segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O inconsciente, o ego, o superego, o Shrek e as cebolas.



Olá amigos! Estão bons?
Analisando o título deste post é normal que surja a dúvida: “Mas será que ele vai continuar a pôr títulos parvos?”
Não é esta a pergunta que quero. É mais: “O que raio têm o inconsciente, o ego, o superego o Shrek e as cebolas em comum?”
A resposta é clara. Shrek é o Freud dos desenhos animados, se não vejamos.
“Os ogres são como cebolas. Têm camadas” (Shrek)
“A personalidade está dividida em extractos” (Sigmund Freud)
Vêm a similitude? Não? (parvos pah)
Imaginemos que nós somos ogres (uns mais que outros) e por consequência somos como as cebolas.
Freud dizia que estávamos divididos em inconsciente (ID), Ego e Superego
Imaginem que a casca da nossa cebola (personalidade) é o ego, a camada imediatamente a seguir é o superego e a camada mais interior é o inconsciente.
Começando pelo inconsciente (a parte mais interior da cebola que nos faz chorar de forma incontrolável). Este age à revelia da nossa consciência, faz o que quer e lhe apetece instintivamente, e sem encadeamentos morais ou lógicos (é com este que além de chorar, fazemos chorar os outros). É inapto e é a primeira “camada” a aperecer.
Com a experiência externa cria-se a casca, o Ego que nos confere protecção, ajudando-nos no que toca às interacções com o mundo exterior, sendo esta a camada mais activa da nossa personalidade. Age de forma mais lógica e defendo-nos das agressões externas (por exemplo quando optamos por estar calados, para não nos zangarmos, ou quando somos parvos compulsivamente para não nos deixarmos os outros nos conhecer). Por fim temos a camada intermédia, o superego. Acabando por ser a camada intermediária e gerente do ego e do inconsciente. O superego decide quando quer deixar os outros chorar, ou quando apenas quer deixar a casca a descoberto. Sendo por isso o concelheiro moral da cebola.
E pronto, é tudo por hoje.
I`ll smell you all later

11 comentários:

  1. se eu sou em ogre, tu és mais. e cheiras a cebola.

    ResponderExcluir
  2. «Olá amigos. Estão bons?»

    estou com uma ligeira dor no pé! =)

    ResponderExcluir
  3. C'mon! =P

    Mas pronto, eu tb tenho camadas. Sobretudo agora no inverno. A minha mãe dizia " Primeira camada: cuequinhas; segunda camada, camisa interior e collants; terceira camada, camisola bonita; quarta camada: Saia e casaco; Quinta camada: gorro, luvas e cachecol; Sexta camada: Sobretudo!" xD

    ResponderExcluir
  4. Tanta camada Sofia... assim é mais difícil desconstruir-te haha... Doi-te o pé eva? Andas a jogar muito à bola? Ou andas a chutar livros de Matemática?
    Paty se eu cheiro a cebola tu cheiras a alho.
    Tenho dito!

    (Será que sou o único elemento do sexo masculino que lê este blog?)

    ResponderExcluir
  5. Pronto para não ficares triste, eu comento xD

    gosto tanto do meu inconsciente XD

    ResponderExcluir
  6. Continuo a não ver elementos do sexo masculino xD

    ResponderExcluir
  7. Será que alguém sexuado leu este blog? Pelos comentários parece que toda a gente parou de ler quando chegou à parte das camadas xD

    as melhoras eva!!

    ResponderExcluir
  8. Chiii a paty com mentalidade mais porca que a minha! :O


    E Nuno, bardamerda! =D

    ResponderExcluir
  9. David, lamento, isso é impossível. Eu bem tento.

    (eu também gosto do teu inconsciente, e ele gosta de mim :D)

    ResponderExcluir
  10. Gostei de ler o post.
    Uma aula de psicologia para tolos!

    Eheh

    ResponderExcluir