terça-feira, 22 de março de 2011

Adeus amigo

Seremos nós seres materialmente dependentes? Deixo de fora destas contas a dependência emocional, normal entre seres humanos. Apenas me pergunto se somos capazes de viver longe de alguns objectos. Esta vinculação de que vos falo, implica que na ausência de determinado material, nós, simplesmente, nos percamos.
A verdade é que o ser humano é um animal de hábitos e ao vivermos, frequentemente, na rota de influência de uma série de artefactos, acabamos por personifica-los. Damos-lhes alma e criamos uma relação pseudo-humana com um objecto inanimado, que, à semelhança do que fazemos com as pessoas, tomamos por certo nas nossas vidas.
Quando os perdemos, sentimos tristeza e acima de tudo estranheza, por já não saber organizar o nosso dia a dia da mesma maneira. Só não choramos e exteriorizamos a perda (bem isto não é consensual, pois há muitos que até choram), porque partimos do principio que outro igual virá. Essa é a grande diferença entre a máquina e a vida. A máquina é substituível.
Esta semana perdi uma máquina e uma vida. E a única coisa que consigo pensar é que de bom grado dava todas as máquinas em troca daquela vida. Só que o mundo não se processa dessa forma, se não também seria uma máquina e, nesse caso, seria substituível. Bem, a verdade é que não o é, logo nunca poderemos controlar a fronteira entre a vida e a morte. Sei que as palavras o vento as leva, mas, sinto a necessidade de dizer que perdi um amigo, um companheiro de 12 anos de aventuras e de muitos chinelos, sofás, almofadas, canteiros destruídos. Ele nunca me obedeceu e eu também nunca me preocupei muito com isso. Ironicamente, a única vez que eu queria que ele me obedecesse e que ficasse, ele não ficou.
Adeus Grants, foste com certeza o pior cão do mundo, mas o melhor amigo que se podia ter.

I`ll smell you all later

4 comentários:

  1. Não sabia :(
    Não consigo imaginar como te sentes pq nunca perdi nenhum dos meus gatos mas eu vou passar 4 xs por essa dor....

    ResponderExcluir
  2. às vezes saber por as pessoas sensíveis ao mundo... e ainda me lembro porque me disseste que estavas em psicologia! sinto falta das nossas aulas de estatística. Porque o computador tanto faz ser o lado esquerdo ou direito. Mas a pessoa que está do meu lado esquerdo ou direito não me é indiferente. Ohhhhhh... Não gosto de ser lamechas, mas na verdade é que pronto estou a ser :|
    Muda-te para a minha aula!!!!!!

    ResponderExcluir