domingo, 6 de março de 2011

Apre, já estou atrasado outra vez!


Olá amigos. Devo desde já vos avisar que o assunto que me trás aqui hoje, não é dos mais alegres. Eu que até não sou de me queixar, desta vez vou ter de pôr a “boca no trombone” (salvo seja) e desabafar.

Pois bem, vim falar da instituição Comboios de Portugal, para os amigos CP.

Será que a CP tem noção do quanto as suas greves constantes e quase ininterruptas (já duram parcialmente desde o inicio de Fevereiro) afectam a vida das outras pessoas?

Gente que chega atrasada consecutivamente ao trabalho. Pais que não deixam os filhos a horas no infantário, ressacados que vêm do bairro alto e querem chegar rapidamente a casa (ok, estes têm que se aguentar “à bronca”). O pior é mesmo o amontoar de corpos com pulsação, a respirar de forma ofegante uns para cima dos outros, numa carruagem por demais “atafulhada”.

Um dia, dois dias, três dias de greve vá. Até ai compreendia eu. Todos temos direito a lutar por um trabalho condigno e devidamente remunerado. Agora, a minha liberdade acaba onde a liberdade dos outros começa. Não podemos actuar sem pesar os pós e os contras, isto quando uma atitude nossa pode ter consequências na vida dos outros. Não se podem privilegiar uns em benéfico de outros, para isso já bastam os políticos (vá, sem querer generalizar demais).

Tracemos agora o perfil à CP.

Empresa pública e por isso paga com os impostos dos Portugueses. Possui o maior rácio de patrões por empregados., em média um patrão para dez subalternos.

A nível de comparação receitas/despesas, destaca-se como sendo uma das empresas que dá mais prejuízo ao país. De ressalvar também que é das empresas públicas Portuguesas com um índice de produtividade mais baixos. Obviamente não podemos direccionar as culpas todas para aqueles que fazem greve. Antes pelo contrário, apesar de as greves prejudicarem, aqueles que não fazem greve são os maiores culpados. Os gestores, aqueles que ganham o mesmo no final do mês haja uma ou duas ou dez greves. Se a empresa chegou ao que chegou é, acima de tudo, porque tem sido muito mal gerida.

Todavia, independentemente do prejuízo que tem dado, fechar a CP está fora de questão.Convenhamos que sem comboios, sobravam poucas opções para eu me conseguir “meter” em Lisboa. Ainda não fazem barcos de Pexiligais até à capital (é uma tristeza).

Vender a CP? Bem, até poderia resultar, mas para isso era preciso que alguém a quisesse comprar. Vamos tentar imaginar o anúncio que se colocaria nos classificados:

“Empresa mais pobre que o Sporting e mais endividada que um jogador de futebol dez anos depois de terminar a carreira.“ (perdoem-me se ofendi susceptibilidades) “Especializada no transporte via carris de transeuntes (muitos deles mal cheirosos). Com inúmeros comboios que pode fornecer em caso de penhora. Com trabalhadores super especializados em serem patrões e grevistas. Possui voluntários na zona de Sintra, especializados na arte de aligeirar e, por vezes, retirar carteiras, de forma a que o passageiro viaje com mais leveza. Preço negociável. Avisando desde já que têm de ser quantias avultadas, pois o país está em crise e precisa de dinheiro.”

Enfim, vamos rifar a CP e oferece-se um cabaz a quem lhe sair a fava (quer dizer, a CP).

I`ll smell you all later

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