domingo, 16 de maio de 2010

Caos


O caos é uma ordem por decifrar (José Saramago)

Não acredito em acasos... Não acredito em acontecimentos predefinidos, em futuros traçados.
Acredito, antes, que o caos é a origem e a razão de tudo o que se passa. Porém, creio que o caos existe sobre a forma organizada. Passo a explicar:

O destino é um encadeamento de razões e situações aleatórias que vão passando por nós ao longo da nossa vida. Ora, esta teia de aranha tem vários caminhos aparentemente desorganizados e a escolha desses caminhos define o nosso futuro. Sendo assim, o caos é o sistema mais organizado que existe! O problema é que não há maneira de perceber a sua estrutura. Isto porque, o ser humano procura lógica organizativa num conceito que possui uma "lógica aleatória", logo é nos praticamente vedada a hipótese de decifrar este labirinto.
Daí mostrarmo-nos muitas vezes estupefactos por determinados acontecimentos "sem sentido". Pois bem meus amigos, é o caos que confere sentido a essas situações...

"O bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo" (teoria do caos, ah e esta frase também aparece no filme Efeito borboleta).

Let the chaos be with you all!

I`ll smell you all later

6 comentários:

  1. Questão muito tímida: se não acreditas em acasos, deverias acreditar que as coisas acontecem por alguma razão, mas se não acreditas em futuros traçados e predefinidos então tudo aconteceria por acaso. Certo? :O

    I don't know, I'm just asking :x BIG KISS** xD

    PS: O resto do texto tá awesome ;)

    ResponderExcluir
  2. um acaso ordenado... o que aparentemente é aleatório , acaba por ter um sentido, mas esse sentido não existe à priori, logo o futuro vai sendo traçado à medida que essas aleatoriedades ordenadas vão surgindo...
    Confuso?

    ResponderExcluir
  3. nós demos isso a filosofia, tem um nome.. mas já nao me lembro :$


    eu sou pelo contrário de ti, acredito em acasos, que todos os nossos actos têm consequências, não é destino.

    ResponderExcluir
  4. Tudo tem um propósito. O facto de ser aleatório tem um propósito.
    O que é feito agora vai influenciar o futuro, efeito dominó (lol sim, eu tomo atenção a orgânica, blame me). Mas no entanto podes escolher, a existência de uma quarta dimensão (tempo) permite traçar vários caminhos, as ditas teias, e tu escolhes para onde vais. Aconselho-te a veres Donnie Darko (que provavelmente ainda não viste).

    Joaninha, estarás a falar de Sartre e o seu anti determinismo?

    ResponderExcluir
  5. Uau que coleguinhAS tão conhecedoras... Nala...estou impressionada!
    Axl,concordo plenamente! Não acredito em destino, mas acredito que as nossas decisões de vão encadeando e dão origem àquilo que seremos no futuro! =)

    ResponderExcluir