sábado, 22 de maio de 2010

"Run Forrest! Run!"


Olá meus amigos. Hoje resolvi falar-vos num dos filmes da minha vida, Forrest Gump.
Com o cunho de Robert Zemeckis e o argumento de Eric Roth (também fez o Estranho caso de Benjamin Button), este filme é, sem dúvida, um marco na História do cinema Americano da segunda metade do século XX. Consegue contagiar as massas e convencer os mais cépticos dos críticos. Tem a capacidade de fascinar pela sua simplicidade e ao mesmo tempo cativar com a profundidade dos diálogos. Obriga-nos a rir e a chorar, a reflectir e a desanuviar um pouco. Entretém o público sem, no entanto, nunca cair na banalidade. É no fim de contas, para mim, a melhor dissecação da sociedade Norte Americana (cheia de incongruências, defeitos e virtudes) vista num filme. Tem a terra do tio Sam no plano de fundo. Aliás, Os U.S.A acabam por ser um dos “actores” principais deste filme, juntamente com o Tom Hanks (que nos brinda com uma interpretação simplesmente única) e com a Robin Wright a ser o seu par perfeito.
O filme começa com o Forrest, sentado num banco ao lado duma senhora idosa, a contar a sua história (E que história!). Através das suas palavras somos transportados para realidade americana, desde a altura da segregação das raças, passando pelos confrontos armados, até ao aparecimento do vírus que viria a ser conhecido como SIDA.
Bem, não quero aqui revelar mais do que trata o filme, pois apesar de muitos já o terem visto, outros tantos provavelmente não e eu não gosto de spoilers, por isso… Aluguem o filme se faz favor que, garanto-vos, não se vão arrepender. Forrest dá-nos um ensinamento de vida…
A mensagem é clara; a única limitação que a vida tem, é quando ela acaba, por isso não acreditem em impossíveis e nunca se deixem inferiorizar por supostas pessoas “superiores” intelectualmente ou fisicamente. É como o Forrest diz: “Stupid is as stupid does”.
A frase (aquela que mais me marcou): My momma always said, "Life was like a box of chocolates. You never know what you're gonna get."
Eu cá adoro chocolates! Vocês não?

I`ll smell you all later

3 comentários:

  1. fiquei bastante curiosa!

    mais um filme para a minha lista de filmes a ver =P

    ResponderExcluir
  2. Joana Maria!! Tu não conheces o filme??

    Eu simplesmente adoro, adoro, adoro!

    Shrimp salad, shrimp bla bla, shrimp, shrimp, shrimp, shrimp x)

    Brutal :)

    ResponderExcluir