domingo, 11 de abril de 2010

It`s a secret



“Segredos”… Todas as pessoas os têm (e o meu cão também, pois eu não sei onde ele esconde os ossos). Apesar de vivermos rodeados deles, será que conseguimos chegar a um consenso sobre o seu sentido, utilidade e validade?
O dicionário define segredo como: O que há de mais escondido; o que se oculta à vista, ao conhecimento.
Reduzir este conceito a uma frase é limitá-lo muito. Um segredo é das coisas mais abstractas e menos consensuais que podem existir.
Einstein considerava-os essenciais ao processo de criação artística, “O segredo da criatividade é saber esconder suas fontes.", comentava ele. Kurt Kobain morreu afogado numa data deles, apesar de serem a possível fonte da sua inspiração. Uma vez disse “Se os meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao me verem sorrir, chorariam comigo”, o que demonstra quão perturbante podem ser os segredos.
Este paradoxo gerado à volta dos segredos (são bons por um lado e maliciosos por outro), faz com que eu pense que podem ser perigosos. Facilmente podem gerar mentiras.
Todavia, há muitas coisas que devemos guardar para nós. Se a nossa alma fosse transparente, provavelmente não teríamos amigos. Sendo assim, há que saber lidar com a linha ténue que separa um segredo necessário de uma mentira secreta.
Pitágoras disse (esta é a minha preferida): "Não cometas nenhum acto vergonhoso nem na presença de outros nem em segredo. A tua primeira lei deve ser o respeito a ti mesmo."

Fugindo agora ao tema, aptece-me deixar-vos com esta música. Os police são fixes!



I`ll smell you all later

Um comentário: