segunda-feira, 22 de março de 2010

Ácido acetilsalicílico


Olá meus amigos! Para começar devo dizer que este é um post para aquelas pessoas que gostam da palavra Ácido acetilsalicílico (eu por mais que goste da palavra, baralho-me todo na altura de a pronunciar).
Pois bem, para os mais entendidos já perceberam do que vos vou falar ; A bela da aspirina (repitam comigo três vezes; Ácido acetilsalicílico, Ácido acetilsalicílico , Ácido acetilsalicílico. Já sabem pronunciar correctamente? Pois, eu também não).

Um estudo Americano recente coloca a aspirina (Ácido acetilsalicílico, é a ultima vez que escrevo, prometo) como a 3ª melhor invenção do homem. A 1ª é a roda (já imaginaram se os pneus fossem quadrados a chatice que era?). A 2ªcolocada é a vaselina (lábios gretados e afins é com a vaselina e vá, não sejam badalhocos).

Eu cá venho-vos falar da 3ª que já dura desde 1899, quando a Bayer a lançou no mercado.
Mas para perceberem a importância da aspirina, cria-se a necessidade de fazer o contraste "antes da aspirina", "depois da aspirina". Pois bem, Hipócrates (conhecido do Sócrates, nickname "Trocaste") no ano 5 a.c. descobriu que o pó ácido da casca do Chorão servia para aliviar as dores. Claramente não o experimentou nele, serviu-se de "amigos" para cobaias. O que sucede, é que esse pó ácido alivia as dores, é verdade, mas (e isto é capaz de ser chato) é muito, muito venenoso e assim sendo os amigos do Hipócrates foram fazer de tijolo (morreram vá).

Felizmente, um iluminado da Bayer (não se sabe bem quem) resolveu misturar ácido salicílico (derivado do tal "pó acido") com acetato, criando assim a nossa aspirina.
E é graças a essa invenção que frases como "Hoje não amor, dói-me a cabeça. Traz-me mas é uma aspirina (Ácido acetilsalicílico, perdoem-me outra vez).
Actualmente a aspirina acaba por ser uma espécie de Bimbi dos fármacos. "Dói-me a cabeça. Dá-me uma aspirina!", "Ai poças! Caiu-me o braço esquerdo. Dá-me duas aspirinas. Pensando melhor dá-me antes 3".

Enfim a nossa vida não seria a mesma coisa sem as aspirinas (e sem as pessoas que nos dão as ideias de falar de aspirinas, ou melhor Ácido acetilsalicílico.

I`ll smell you all later

2 comentários:

  1. fartei-me de ler coisas sobre o belo do Ácido acetilsalicílico por causa do meu (vá da Patrícia e da Vânia tb xD) poster de perspectivas

    outra curiosidade a cerca da aspirina é q ela tb pode ser dada para pessoas q estejam com um inicio de enfarte, (ja n me lembro bem do mecanismo shame on me =P)

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a expressão Ácido Acetilsalicílico!
    Nem faço ideia de onde tiraste a ideia para este post.

    O mais curioso é que nunca tomei nenhuma aspirina!

    ResponderExcluir