segunda-feira, 1 de março de 2010

Let them be your friends



"Geez, they really changed my life". Foi o que milhões de americanos disseram entre 1994 (quando surgiu) até 2004 (onde milhões de pessoas assistiram ao ultimo ep. em ecrãs gigantes espalhados pela América). Ao todo foram 238 episódios (dava um por semana), uns amavam, outros odiavam, mas ninguém lhes era indiferente.

À minha casa chegou anos depois (como é normal em Portugal), Corria o ano de 2002, quando a rtp1 teve a ideia de dobrar as vozes destes meus 6 amigos. Advinhem lá? Foi um flop gigantesco. Passou então para a rtp2 (em 2004, versão original) e foi ai que comecei a assistir com assiduidade (ao ponto de levar a minha mãe à quase loucura com o genérico inicial, pois ouvir tal melodia significava que ela não iria poder ver o telejornal). A verdade meus amigos é que Chandler, Ross, Joey, Rachel, Phoebe e Mónica, ajudaram-me numa fase difícil (armário, e dos bem grandes). Ajudaram-me na altura em que "usava" borbulhas e ainda hoje me ajudam (agora só com ocasionais pontos negros). Não sou minimamente imparcial quando falo desta série, por isso é me difícil avaliá-la qualitativamente (acho-a tipo a maior), assim sendo prefiro avaliá-la sobre a questão cultural. Friends acompanharam a evolução de um país e uma geração durante uma década. É possível gozar com os penteados de 94, com as calças usadas até ao pescoço. Com os episódios em que o Chandler chegava com um portátil todo iluminado ao dizer que tinha 32 de memória ram. Podemos vislumbrar inúmeras referências políticas, alterações de linguagem e no final, as rugas dos actores.
Enfim aquilo tornou-se tão famosos que até os japoneses copiaram o formato.

Por tudo o que eu acabei de referir, pelos vídeos que vos deixo e por muito mais que não consigo explicar, a verdade é que estes amigos tornaram-se meus amigos. Esta série tornou-se "aquela série" para mim.






I`ll smell you all later

Um comentário: