quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Bom Português


"Com a breca meus senhores"
Antes de passar a explicar a minha indignação importa dizer que este post não é aconselhável para aquelas pessoas que terminam as frases dizendo "prontos", ou que dizem carenta em vez de quarenta, ou que conjugam a segunda pessoa do singular de forma "diferente" ..."Já chegastes? Onde é que tivestes? Namorastes muito?

Feito a introdução eu passo a explicar. Já não basta a televisão portuguesa estar cheia de lixo vampírico , que tenho quase a certeza foi encomendado a meninas de 13 anos na sua primeira menstruação (sem ofensa), ainda por cima parece que falar português correcto está fora de questão.
Não vos irrita que em quase todos os filmes portugueses em cada 6 palavras, 7 são palavrões e o resto são peitos desnudados?
Chega de compactuar com as pessoas que escrevem mensagens e põem "x" em tudo. No outro dia estava eu a falar com um amigo que estava a jantar numa pizaria. Acontece que eu por acaso perguntei-lhe onde ele estava. Imaginam como foi estranha a resposta? Pois sim, ponham "x" em vez do "Z", claramente não é a melhor opção.
Pior!! O mau português começa nos telejornais, e nas publicidades. Estava eu no outro dia vendo o jornal da noite da sic, quando...tcham tcham tcham tcham..anunciaram o défice dos Estados unidos , qual não foi o meu espanto quando ouvi 380 bilhões de dólares.. Uau! Acontece que se isso fosse verdade os E.U.A. tinham de fechar e vender o pais para pagar as dividas. O que sucedeu foi que algum iluminado com um curso de inglês tirado com o Zézé Camarinha, traduziu Billions como Bilhões de dólares, só que essa tradução é errada, Billions em português são mil milhões, apenas no Brasil billions são bilhões. Mas bem, errar é humano, repetir o erro 2 vezes em 60 min. é simplesmente ser parvo. O segundo erro foi mais giro. Ao propagandearem uma nova série (Flash Forward, que até é agradável de ver) disseram numa primeira instância que 6 bilhões de pessoas tiveram um apagão durante 2 min..6 bilhões de pessoas??? Really? É interessante saber que num mundo onde vivem cerca de 6 mil milhões de pessoas, 6 bilhões apaguem durante 2 min.

Enfim termino dizer que ontem momentos antes do jogo Sporting-Benfica (Benficaaaaaaaa), um sábio jornalista anunciou que no estádio José de Alvalade iriam estar 6 milhões de benfiquistas a assistir. Really ??? Seriously?? Ok ok tudo bem que somos muitos, mas não cabemos todos lá dentro, só se o estádio tiver uma cave ou assim.

Caramba meus amigos, acho sinceramente que algumas das pessoas que aparecem na televisão só têm o quarto ano (tirado à noite). Espero sinceramente que se aposte mais em qualidade na nossa televisão, ao invés de apostar em formatos copiados. Espero também que se comece a apostar em jovens com talento intelectual, ao invés de jovens com talento para dormir com produtores, realizadores, directores de programação.

Oh well, it is what it is

I`ll smell you all later

2 comentários:

  1. Gostei deste post! x)

    a tvi aposta mt nas pessoas q tiraram o quarto ano à noite =S

    por isso é q eu gosto da rtp2!

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo. A RTP2 continua a ser o melhor canal aberto que temos sem dúvida alguma. Este post é simplesmente magnifico xD

    ResponderExcluir